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ESCOLAS PRÓ-CONHECER
01/01/2020 05h07

 DESENVOLVIMENTO DE FALA EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ESCOLAS PRÓ-CONHECER

 

A fala é o principal meio de comunicação humana, é por meio dela que podemos expressar nossos sentimentos, pensamentos e desejos.

As crianças normalmente iniciam a fala por volta de um ano, com a emissão de suas primeiras palavras. Sendo que por volta dos seis meses inicia-se um processo chamado de balbucio, ou seja, uma pré fala.

Os primeiros sons de fala a surgirem são os sons produzidos com apoio dos lábios, por exemplo: Pa, (papa), Ba (baba), Ma (mama),  por volta de 1 ano.

Alguns fatores podem prejudicar o desenvolvimento normal da fala, tais como,

-Uso prolongado de chupetas;

- Mamadeiras;

- Sucção digital (chupar dedo);

- Alterações dentárias;

- Alterações auditivas;

-Alterações neurológicas;

- Alterações emocionais;

- Falta de estimulação dos pais a criança;

-Alterações dentárias;

 e as alterações respiratórias como alergias, asma, rinite e sinusite.

 

Como estimular a fala de seu filho (a):

 

- Sempre fale as palavras corretamente, mesmo que a criança fale “errado” o adulto não deve repetir a palavra falada erradamente, por exemplo: “queio bincar la foia”, o adulto deve repetir as palavras de forma certa, “Ah! você quer ir brincar lá fora”

- Se a criança já passou dos 2 ou 3 anos substituía a oferta de leite na mamadeira por um copo com canudo ou bico  bem bonito e colorido,  para facilitar a troca leve a criança para escolher o copo (princesa, Ben 10, Bob esponja etc).

 

- Se a criança chupa chupeta converse e explique que chupetas são para bebes e que ele ou ela já estão crescendo e que não precisam mais;

- Desenvolva o habito de ler histórias para seus filhos, isso ajudará não somente na fala mais ajudará a desenvolver  o gosto pela leitura;

- Coloque músicas e DVDs infantis para seu filho (a) ouvir isso ajudará em seu vocabulário e memória;

- Não fala com a criança usando palavras no diminutivo, por exemplo, boquinha, mãozinha, pezinho isso poderá dificultar o entendimento da palavra correta;

- Não corrija a fala “errada” de forma explicita, por exemplo: “ não é au au que se fala é CACHORRO”,  e sim “ olha o CACHORRO”... “que CACHORRO lindo”,” você viu o CACHORRO”.

- Caso  a criança apresente freqüentemente problemas respiratórios consulte um médico especialista.

Se as dificuldades continuarem procure o pediatra ou fonoaudiólogo para uma avaliação e ou orientação.

 

 

E lembre-se  por volta de 4 anos a crianças deverá estar falando todos os sons  adequadamente.

 

 

Etiany  Eloi Zufi

Fonoaudióloga  

 




Indicado por: Edson

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