É um projeto parceiro do PHESC que age na organização do pensamento sem o estabelecimento de regras para a exploração da psicomotricidade, o todo ou partes e a criança passa a abstrair lhe foi dado em outros tipos de leitura. No projeto redação é utilizada a literatura de Monteiro Lobato sendo um personagem para cada estágio ou série encerrando-se no 2º ano.
O Projeto Monteiro Lobato nasceu no coração das crianças. Nada melhor poderia acontecer.
Questionados sobre o porquê da falta de interesse por redação, maior desenvoltura na leitura, falta de enriquecimentos na ampliação de assuntos que abrangeria novos campos científicos, bem como a interação dos mesmos, logo pudemos detectar que o ser humano foi criado para fazer tudo , desde que haja uma propostas significante e prazer . Repensada a proposta, buscou-se novos incentivos para o despertar do gosto pela leitura, bem como bom manejo das ferramentas que a gramática e a ortografia viriam a lhes dar, mas não mais como uma coisa maçante e desencorajadora.
Escolhemos, juntos com eles , as histórias de Monteiro Lobato e percebemos que desde cedo, ainda no infantil, demonstravam alegria com esse tipo de leitura.
Como aplicar? Foram discussões e sugestões deles alunos sobre, como gostariam de ler. Surge então o Clube do livro na biblioteca, onde uma vez por semana cada aluno pode levar um livro para casa a sua escolha. Eles interagem com a família e trazem sua forma de entendimento, seja escrita ou de forma criativa, através da Arte.
O Clube une a família de alguma forma. Ela estaria junta para discutir as pontes que aquele assunto poderia despertar,surgindo assim , o gosto pela leitura na família.
Já não seria tão pesado assim o ato de ler, o que motivou, a criar outros centros de interesses, daí nasce o Projeto Phesc – Projeto História eu sei Contar.
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